Pousada Karllitu's

Avenida Sete de Setembro, 10 – Centro – Charqueadas / RS Fone: 51.36582536 e-mail: pousada_karllitus@hotmail.com

RESGATE DA HISTÓRIA

O antigo Hotel dos Alemães . Construído no início da década de 50, inicialmente para abrigar técnicos alemães que vieram para a montagem de equipamentos instalados na Usina Termelétrica de Charqueadas.

Sendo inaugurado em 1956, mesmo ano em que iniciaram as obras termoelétrica.

Em janeiro de 1962, a Termochar passou a produzir energia em escala industrial.

A usina criou um mercado de consumo para o carvão produzido no poço Otávio Reis. A Termochar, posterior Eletrosul e agora atual Tractebel Energia, contribui para amenizar a escassez de energia no estado do Rio Grande do Sul, contribui muito para o Brasil.

Passou por várias administrações até ser comprado pelo Dr. Curt Einloft, Arquiteto renomado Proprietário da antiga Construtora SulConstrux, prestadora de serviços dentro da Aços Finos Piratini em 1977. Passou por uma rígida reforma, sendo inaugurado em 1979, deixando o apelido de Hotel dos Alemães para ser renomeado como Hulha Hotel em homenagem a atividade do município.

Hulha significa carvão betuminoso é um tipo de carvão mineral que contém betume. .

Durante muitos anos foi point da juventude e ponto de chegada de praticamente todos os viajantes nas décadas de 70, 80 e 90. Após a década de 80, entrou em declínio com a separação litigiosa do casal e depreciando ano após ano.

Motivada pelos problemas de saúde e financeiros dos pais, a filha mais nova do casal (Kátia Francisca Einloft) decidiu tomar pé da situação e solicitou a Administração do imóvel, preocupada com as dívidas e com o estado do imóvel via judicial.

Em 05/10/2006 o prédio é arrestado por ela, apoiada pela mãe, detentora de 56 % do imóvel iniciando uma luta diária contra as dividas e o estado físico real do prédio que está totalmente endividado, degradado e depreciado.

Iniciou a administração com R$ 15,00 no caixa e muitas dividas.

Mas aos poucos a mudança começou. Foram criticadas e pior, desacreditadas até mesmo pelos que esperávam compreensão, apoio ou pelo menos incentivo.

Resolveram dar um passo de cada vez. Foram arrumando um quarto de cada vez, um canteiro de cada vez e ainda não terminaram e falta muito. Muito mesmo, mas o ano tem muitos dias e todos os dias é um recomeço.

Incapacitada de tocar a empresa com o antigo CNPJ do Hulha Hotel, criou a Pousada Karllitu’s tombada como Patrimônio Histórico Municipal resgatando sua história.

Sua arquitetura é única, visto que seu projeto é uma réplica idêntica de um Hotel alemão. Sua planta foi trazida da Alemanha e levada de volta no término de sua construção.

Mudanças aconteceram, limpezas, pinturas, restauros, vitórias grandes, resgates significativos e desde então a cada dia a equipe ultrapassa limites para chegar ao seu propósito. Resgatar e restaurar o Antigo Hotel dos Alemães.

Toda transformação, leva tempo, mas todo tempo com trabalho e amor pelo que se faz e como é feito… Traz mais que compensações, traz orgulho, companheirismo pelos que lutam pelo mesmo ideal, pelo mesmo sonho.

Quero agradecer aqui, aos funcionários que estão sempre e sempre acreditando que esta mudança é possível e que fazem no seu dia a dia seu trabalho cada vez melhor. Obrigada a Equipe que são mais que funcionários, mas sim colaboradores que participam integralmente de todas as nossas vitórias e que estão juntos a cada época difícil. A Administração tem este respeito e admiração por estes membros.

Estamos ainda engatinhando rumo a conclusão desta etapa, mas certamente chegaremos motivados pela admiração que temos pela nossas duas lideres, Srta Kátia e Dna Etheldraut.

Então faça com a gente esta viagem no tempo e conheça nossa luta.

Hotel dos Alemães

Equipe Pousada

__________________________________________________________________________________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Eventos Agendados

Nenhum evento

%d blogueiros gostam disto: